Projeto por Aprendizagem = É uma proposta de intervenção pedagógica
que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde
as necessidades de aprendizagem aparecem nas
tentativas de resolver situações problemáticas.
Um projeto gera situações de aprendizagem ao
mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim,
que os alunos ( aprendizes ), ao decidirem, opinarem,
debaterem; construam sua autonomia e seu
compromisso com o social, formando-se como sujeitos
culturais.
Projeto de Ensino- O professor é o elemento principal do processo de ensino aprendizagem.
Nele, o professor determina o que pode ser ensinado e pesquisado com a intenção e função da promoção da aprendizagem.
O currículo - Tradicionalmente, as escolas
públicas têm a sua prática pedagógica determinada ou por orientações
oriundas das secretarias de educação ou pelos próprios livros didáticos.
Isso resulta, na maioria das vezes, em uma prática curricular muito
pobre, que não leva em conta nem a experiência trazida pelo próprio
professor, nem a trazida pelo aluno, ou mesmo às características da
comunidade em que a escola está inserida. Por outro lado, isso restringe
a autonomia intelectual do professor e o exercício da sua criatividade.
E pior: não permite que a escola construa sua identidade.
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